Como tirar e renovar seu visto!

Com as alterações recentes feitas pelo Consulado dos Estados Unidos da América, renovar o visto ficou muito mais fácil e estas facilidades foram inúmeras, como a isenção de entrevistas e o pagamento de uma única taxa, por exemplo.

Pra quem vai tirar ou  renovar o visto, fiz um pequeno passo a passo  do que é preciso fazer.

1 – Primeiramente, deve-se preencher um único formulário agora, o formulário eletrônico DS-160, que está à disposição neste site https://ceac.state.gov/genniv.

Acesse aqui para verificar como preencher o formulário DS-160.

Este formulário pode ser salvo várias vezes antes de você confirmar os dados e imprimí-lo. Não e mais necessário anexar foto. A foto será tirada no CASV. As perguntas estão em inglês, mas se você colocar o cursor do mouse em cima da pergunta, ele traduz pra você. Este formulário deve ser levado no dia da “entrevista”.

Outra dúvida que alguns têm é sobre o endereço do Posto Consular que aparece no DS-160. Se você está agendando num CASV do estado de São Paulo, por exemplo, o endereço do Posto Consular vai ser o do Consulado de São Paulo. Se aparecer o de Brasília, Rio ou Recife, esqueça! Algum erro aconteceu e tem que ser corrigido. Também pode acontecer de alguém achar que tem que ir ao Consulado, mas não! É no CASV.

2 – Em seguida, crie uma conta no site Visto Americano.

3 – Depois, efetue o pagamento da única taxa MRV de USD 160, que é feita on line pelo cartão ou por impressão de boleto bancário. Outra facilidade: pagamento on line!

4 – Agende visita no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).
Leve o comprovante do agendamento com você, que é enviado por e-mail.

5 – Faca um check list de todos os documentos necessários que poderão ser solicitados na hora da sua entrevista. Acesse este link para verificar os documentos exigidos e possíveis de serem solicitados.

6 – Comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta das impressões digitais* e foto com os documentos solicitados.

Jovens que não declaram imposto de renda e não trabalham ou que não tenha condições de comprovar vínculos, recomendamos inserir que um dos Pais ou responsável esta pagando sua viagem, neste caso leve toda a documentação do patrocinador e também crie faca carta de custeio.

7 – Agendar visita para retirada do passaporte (ou esperar pra recebê-lo em casa).

Após comparecer ao CASV, você recebe em alguns dias um e-mail para que agende a retirada de seu passaporte, a menos que você tenha escolhido durante o preenchimento do DS-160, que ele lhe seja entregue por correio. Se o seu CEP estiver no cadastro de entrega.

OBS: Este processo não é aplicável para quem perdeu o visto ou para quem tinha menos de 14 anos quando o visto anterior foi emitido. Consulte este link aqui para saber mais.

Se for o caso de uma empresa estar patrocinando a viagem, a carta deve ser feita em papel timbrado. Em casos como visto para crianças, idosos e solicitantes que estão renovando um visto onde se enquadram no programa de isenção de entrevista não precisam levar estes documentos adicionais uma vez que os mesmos não precisarão comparecer ao consulado.

*Se você tirou visto depois de 2008, que foi meu caso, não vai precisar de tirar digitais de novo; somente a foto.
Em resumo, levar para entrevista: Passaporte novo, passaporte com visto anterior, DS-160 e comprovante de agendamento da entrevista!

Abaixo os endereços dos Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)

Brasília – Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B sala 340 – Setor Comercial Sul.
São Paulo – Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana e;
Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros.
Rio de Janeiro – Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A.
Belo Horizonte – Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia.
Recife – Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina.

Horários de atendimento: De segunda a sexta, das 7h às 18h. Domingo, das 13h às 18h.

Para aqueles que estão solicitando o visto pela Primeira vez, devem dirigir-se ao Consulado/Embaixada das seguintes cidades:
Embaixada em Brasília: Setor de Embaixadas Sul – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03.
Consulado em São Paulo – Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antônio.
Consulado no Rio de Janeiro – Av. Presidente Wilson, 147 Castelo.
Consulado em Recife – Rua Gonçalves Maia, 163, Bairro Boa Vista.

No consulado:

Não pode entrar com bolsas, comida, água, eletrônicos, nada!

Não podemos entrar no consulado com aparelhos eletrônicos e celulares.
Programa-se para chegar com antecedência devido ao trânsito.
Como não é mais preciso colher dados biométricos e nem conferir foto, o processo foi super rápido. Depois que os funcionários conferiram o horário da marcação, os passaportes e a página de confirmação do DS-160, entramos e entregamos estes documentos num guichê que fica bem na entrada da sala de espera. Aguardamos sentados, pulando de cadeira em cadeira até que nos devolveram os passaportes e nos chamaram para outra fila. Nesta segunda fila, aguardamos sermos chamados pelo oficial consular. Pedirá os passaportes e o formulário, faz aquelas perguntas de praxe (o que você vai fazer nos EUA? Quem vai com você? Quando você vai? Conhece alguém lá? Etc, poderá pedir as declarações de IR, ganha por ano, se tem filhos, se os filhos também irão viajar e, em seguida, a frase que tanto esperamos ouvir: “SEU VISTO FOI APROVADO! BOA VIAGEM!”

OBS: Sempre consulte o site do Consulado para se atualizar das informações!

 

Aqui neste arquivo, a Kris Kuchenbecker fala o passo a passo bem explicadinho!!! Vale a pena conferir!!!

 

Boa sorte!!!

 

O que não pode faltar para sua Viagem:

 

Jamais viaje sem um Seguro Viagem. Dê uma olhada nos preços e condições de pagamento dos Seguros da April uma empresa qualificada e com inúmeros benefícios para lhe oferecer. Ou faça diretamente o seguro da ASSIST CARD.

 

 

Adquira já o chip da O Meu Chip. O único que dá cobertura em 140 países. Fique conectado durante toda a sua viagem.

 

Consulte o aluguel de carros aqui na HERTZ. Faça agora mesmo sua reserva com a HERTZ . Aqui você parcela em reais e não paga IOF para reservas internacionais.

 

 

 

Alugue o carrinho de bebe, scooter, assento para carro, berço portátil, antes mesmo de sair do Brasil. Clique aqui.

 

 

 

Compre moeda estrangeira sem sair de casa. Com a melhor cotação do mercado. Clique aqui.

 

 

 

 

Compre seus ingressos aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lu Karlguth
9 anos atrás

Acabamos de receber nossos passaportes de volta com os vistos para 10 anos. Foi simples e rápido. Agendamos e comparecemos na 3a feira passada, dia 08/07 e hoje, dia 15/07, exatamente 1 semana depois já estamos com tudo certo e em mãos.