Forte de Copacabana com parada na Confeitaria Colombo

Um passeio que tem que estar no seu roteiro quando passar pelo Rio de Janeiro, FORTE DE COPACABANA com parada para lanche na CONFEITARIA COLOMBO.


O Forte de Copacabana esta localizado no final da Praia de Copacabana.Oficialmente denominado como Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana (MHEx/FC), e considerado um dos mais belos cartões-postais da cidade.

P1040313 P1040323

Foi uma importante fortaleza militar, construída no início do século 20, em 1914, e hoje desativada.
Do Forte de Copacabana tem-se uma vista fantástica do mar , de um lado a praia de Copacabana e e de outro para o mar e praia do Arpoador e Ipanema.

Suas paredes voltadas para o mar tem espessura de 12 metros.

Durante o passeio podemos ver canhões, sala de munições.

Museu Histórico do Exército

O complexo do Forte tem também museu temático com armas, uniformes, figuras históricas de cera.
Este museu está instalado em uma edificação que faz parte das antigas instalações de apoio, com mostra de fatos importantes da história do Exercito e do Brasil.
Dentro deste contexto, o museu conta a história do Exército Brasileiro e sua importância em vários episódios da história nacional e mundial.
Uma das reconstituições mais impressionantes, são as figuras dos 18 do Forte, em tamanho real, reproduzindo a celebre foto dos heróis quando partiram em sua marcha para o confronto que os imortalizou.

Acima a entrada da fortaleza onde situam-se os canhões e demais dependências. As porta e as janelas são de feitas de grossas chapas de ferro. No interior existem muitos túneis, salas de comando, antigos paióis de munições e outras dependências

Os 18 do Forte

O Forte também é famoso por causa do episódio dos 18 do Forte, um dos mais heróicos episódios da História do Brasil e também considerado um dos mais bravos episódios de resistência na história dos exércitos no mundo.
Este episódio ocorreu no dia 5 de Julho de 1922, e imortalizou os integrantes que partiram em marcha de confronto, em inferioridade descomunal contra as forças do governo federal, contra o qual eles se rebelaram.
Todos os que participaram tem seus nomes gravados para sempre na história, e os únicos dois sobreviventes da heroica marcha, posteriormente voltaram a ter posições influentes na história do pais.

Missão do Forte

O Forte de Copacabana, que durante anos teve a missão de proteger a antiga capital federal e consequentemente o pais, continua administrado pelo Exército Brasileiro.
No principal pórtico de entrada encontra-se escrito em Latin o sábio lema “Se queres a paz, prepara-te para a guerra”.
Hoje devido à modernidade e recursos tecnológicos o Forte não tem mais função defensiva. Sua função atual é preservar a memória, divulgar cultura e civismo para a sociedade.
O site oficial Forte de Copacabana pode ser visto no seguinte endereço: Forte de Copacabana.

Depois da visitação ao forte e ao Museu do Exercito vale uma parada para um cafe da manha, almoço ou lanche da tarde, dependendo do horário que for, na Confeitaria Colombo.

A unidade da  tradicional Confeitaria Colombo localizada no forte tem o nome de Cafe do Forte. O horário de funcionamento e de 3a a domingo de 10h as 20h.

Fomos na parte da tarde e fizemos um lanche rápido.

Preferimos esperar um pouco mais por uma mesa do lado de fora com uma vista para a praia de Copacabana. Valeu a espera!!!

Para ir a Confeitaria Colombo e necessário pagar a entrada para o Forte de Copacabana que hoje esta custando R$6,00 adultos, R$3,00 estudantes e maiores de 60 anos. Crianças ate 10 anos não pagam.

Confira aqui o menu .

P1040350

 

Endereço

Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 – Posto 6 / Copacabana – Rio de Janeiro
CEP: 22070-020 – Rio de Janeiro – Brasil

Fonte site Forte de Copacabana e site Rio de Janeiro Aqui

Fotos de minha autoria.

 

O que não pode faltar para sua Viagem:

 

Jamais viaje sem um Seguro Viagem. Dê uma olhada nos preços e condições de pagamento dos Seguros da April uma empresa qualificada e com inúmeros benefícios para lhe oferecer. Ou faça diretamente o seguro da ASSIST CARD.

 

 

Adquira já o chip da O Meu Chip. O único que dá cobertura em 140 países. Fique conectado durante toda a sua viagem.

 

Consulte o aluguel de carros aqui na HERTZ. Faça agora mesmo sua reserva com a HERTZ . Aqui você parcela em reais e não paga IOF para reservas internacionais.

 

 

 

Alugue o carrinho de bebe, scooter, assento para carro, berço portátil, antes mesmo de sair do Brasil. Clique aqui.

 

 

 

Compre moeda estrangeira sem sair de casa. Com a melhor cotação do mercado. Clique aqui.

 

 

 

 

Compre seus ingressos aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments